O dia da Proclamação da República é um feriado nacional oficial do Brasil, comemorado todos os anos no dia 15 de novembro.
O que é a Proclamação da República?
A Proclamação da República é a comemoração do dia em que o país deixou de ser uma monarquia e se tornou uma república.
Desse modo, o fato histórico que deu origem a essa data comemorativa ocorreu em 15 de novembro de 1889.
Origem
Em 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, um golpe militar liderado por Deodoro da Fonseca instituía a república no Brasil.
Na época a monarquia já estava enfraquecida. Desse modo, as principais causas desse enfraquecimento que podemos citar são:
- A questão religiosa
- A questão militar
- A questão escravocrata
- A rejeição aos sucessores do trono brasileiro (Princesa Isabel e Conde d”Eu)
Questão religiosa
Podemos resumir a “questão religiosa” como o conflito entre a Igreja e o Império, na figura de D. Pedro II. Assim, o Imperador se recusou a adotar no Brasil a bula papal “Syllabus”, que combatia a maçonaria entre os católicos.
Questão militar
A questão militar, por sua vez, se refere ao fortalecimento do Exército e seu afastamento da monarquia logo após a Guerra do Paraguai.
Na época, os militares foram proibidos de conceder opiniões políticas à imprensa, ou seja, eram censurados. Assim, também tinham suas demandas ignoradas pela monarquia.
Questão escravocrata
Logo após a abolição da escravidão em 1888, a monarquia também perdeu o apoio dos grandes proprietários de terras e escravizados.
Isso porque os proprietários exigiam ser indenizados em dinheiro pelos escravos libertos, o que não aconteceu.
Rejeição aos sucessores do trono
Somado a esses fatores, a sucessora do trono seria uma mulher, a Princesa Isabel, que era casada com um francês, o Conde d”Eu. No entanto, isso não era bem aceito pela opinião pública.
O cenário era de forte crise política na década de 1880. Sendo assim, a ideia de que era preciso acabar com a monarquia e instituir uma república no Brasil só ganhava força.
Em 11 de novembro de 1889, forças que apoiavam essa ideia se reuniram com Deodoro da Fonseca e assim o convenceram a apoiar um golpe contra o governo.
O golpe militar e a Proclamação da República
No dia 15 de novembro, Deodoro liderou um golpe contra o gabinete ministerial. Mais tarde, no mesmo dia, a república era proclamada.
Deodoro da Fonseca assumiu como primeiro presidente do Brasil, tendo como vice Floriano Peixoto. Dom Pedro II foi expulso do país no dia seguinte.
Símbolos
Entre os principais símbolos do 15 de novembro temos: o hino da Proclamação da República bem como nossa atual bandeira nacional.
Leia também sobre a Independência do Brasil!