Natal – No Ocidente o dia 25 de Dezembro é quando comemoramos o nascimento de Jesus. No entanto, nem sempre essa data foi à oficial.
Em tempos antigos eram muitas as formas de celebrar a chegada do Messias. Exatamente por não se saber precisamente qual a data correta.
Origem do Natal
O dia 25 de dezembro foi oficializado como dia oficial da comemoração no Século IV. Data em que os Romanos celebravam o início do inverno. Acredita-se que haja alguma relação entre a entrada dessa estação e a comemoração natalina.
Na antiguidade, o Natal era comemorado por aproximadamente 12 dias, tempo esse que os Reis Magos levaram para chegar até a cidade de Belém para presentear Jesus.
Mesmo que muitas pessoas não conheçam profundamente todos os detalhes sobre o feriado, o inegável é que seus símbolos são bem famosos. Principalmente quando a data começa a se aproximar.
Símbolos do Natal
Os principais símbolos Natalinos são:
- Árvore de Natal – As mais tradicionais são pinheiros e apresentam vários significados. Desse modo, acredita-se que seu formato de copa triangular faz referência a Santíssima Trindade. Essa crença representa o Pai, Filho e o Espírito Santo em uma só pessoa.
- Papai Noel – Certamente o personagem mais famoso, o bom velhinho é inspirado em São Nicolau, um Bispo nascido em Patara na Turquia que costumava dar presentes.
- A estrela de Natal – Esse símbolo normalmente fica no topo da árvore, fazendo alusão a estrela que guiou os Reis Magos durante seu trajeto até Belém, narrado no evangelho de Mateus.
Ainda existem outros símbolos como as guirlandas, presépio, velas e principalmente os presentes, que todos tanto gostam.
O Natal sem dúvidas é o feriado mais esperado do ano, tanto pelas crianças como também pelos adultos que veem nesse dia uma data para recomeçar suas vidas de forma mais positiva.