Ano Novo – A data escolhida a fim de simbolizar a harmonia entre todos os povos é o dia primeiro de janeiro.
A data foi instituída pelo Papa Paulo VI em 8 de dezembro de 1967. E quase todos os povos comemoram o ano novo nesta data.
A ONU – Organização das Nações Unidas reconhece o dia da Confraternização Universal como uma data de reflexão sobre a situação atual dos povos, bem como um momento para um recomeço, tendo a intenção de acabar com guerras e outros conflitos ao redor do planeta.
O diferencial seria que todos comemorassem a chegada do ano novo promovendo ações que favorecessem os mais necessitados, assim, melhorando a vida de pessoas que já sofreram todos os outros dias do ano.
Jorge Chediek, coordenador residente da ONU no Brasil, realçou as principais missões da ONU. “A Organização trabalha com a manutenção e promoção da paz, cooperação e direitos humanos de todas as pessoas. A ONU tem toda área jurídica e institucional para promover isso em nível global”.
Símbolos do Ano Novo
Os principais símbolos do ano novo são o costume de usar roupa branca a fim de simbolizar a paz.
No entanto, outras cores também são usadas. Por exemplo, vermelho ao amor e amarelo ao dinheiro. É tradição também brindar com champanhe a chegada do novo ano.
Em cidades a beira mar é tradição a queima de fogos. Além das oferendas a Iemanjá a adeptos de religiões afro-brasileiras.
Muitas pessoas preparam ceias com alimentos típicos dessa data. Assim como a lentilha e a romã, fruta de pequenos grãos vermelhos que simboliza a prosperidade e riqueza.
O ano novo é visto como uma vida nova, uma oportunidade de mudar o que não deu certo no ano anterior, deixando para trás problemas e tristezas, buscando a felicidade em atitudes positivas e tentando ser um ser humano melhor.