Corpus Christi é uma celebração da religião católica que ocorre todos os anos, 60 dias após o domingo de Páscoa.
O dia de Corpus Christi não é um feriado nacional oficial no Brasil. No entanto, é feriado municipal em muitas cidades do país.
Significado de Corpus Christi
Corpus Christi é uma expressão em latim que pode ser traduzida como Corpo de Cristo. Desse modo, na tradição católica, essa data marca o dia em que Jesus Cristo instituiu o sacramento da Eucaristia.
E o que é o sacramento da Eucaristia? Explicando de forma simples, é o momento em que os fiéis recebem (comem) a hóstia consagrada durante a missa, acompanhada ou não do vinho consagrado.
A hóstia representa o corpo de Jesus e o vinho seu sangue. Na verdade, para a Igreja Católica, no momento da Eucaristia o corpo e o sangue de Cristo estão realmente presentes na hóstia e no vinho, embora sua aparência externa continue igual.
Então, é isso que a festividade de Corpus Christi celebra: a presença real de Jesus na Eucaristia. Ou seja, a partilha de sua carne e seu sangue entre os fiéis da Igreja. Daí o nome Comunhão, como o sacramento também é conhecido.
Trata-se igualmente de uma lembrança do sacrifício de Jesus. Assim, que teria sido necessário para salvar toda a humanidade.
Origem
Essa celebração religiosa católica foi instituída em 8 de setembro de 1264 pelo Papa Urbano IV. Inclusive, foi publicada uma bula papal sobre o tema, chamada “Transiturus”.
Porém, como Urbano IV faleceu logo após instituir a data, a comemoração só ganhou força no século seguinte, após ser confirmada pelo Concílio de Vienne (1311).
Símbolos
Por celebrar a Eucaristia, podemos dizer que os principais símbolos de Corpus Christi são a hóstia e o cálice de vinho consagrados.
No Brasil, em algumas localidades existe a tradição de enfeitar as ruas com tapetes de sal colorido ou serragem, contendo imagens relacionadas à tradição cristã.