O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado em 1º de maio. Desse modo, em vários países, essa data é feriado nacional, incluindo o Brasil.
Significado
O significado do Dia Internacional do Trabalho está relacionado às reivindicações dos trabalhadores que assim, resultaram nos direitos trabalhistas que existem atualmente.
Direitos como jornada diária de 8 horas, descanso semanal e férias remuneradas por exemplo.
A data também representa um momento de reflexão, a empregados bem como empregadores. Assim também sobre a importância do trabalho na sociedade e os valores que devem prevalecer nas relações trabalhistas.
Origem do Dia do Trabalho
No dia 1º de maio de 1886, começou nos Estados Unidos uma grande greve que mobilizou mais de 200 mil trabalhadores. Assim, se reivindicava a instituição da jornada de trabalho diária de 8 horas.
Já havia no país uma lei de 1868 que fixava a jornada em 8 horas (lei Ingersoll). No entanto, na prática, os trabalhadores chegavam a trabalhar até 18 horas por dia, devido à flexibilização da lei pelos estados.
Na cidade de Chicago, que concentrava muitas fábricas e onde as condições de trabalho eram notoriamente ruins, os protestos continuaram nos dias 2 e 3 de maio. Os eventos foram marcados por enfrentamentos com a polícia.
No dia 4 ocorreu a chamada revolta de Haymarket. Nesse episódio cinco trabalhadores foram condenados à morte e três presos injustamente. Eles foram acusados de lançar uma bomba contra as forças policiais.
Ao fim de maio de 1886, vários setores patronais acataram a jornada de trabalho de oito horas. Assim concluímos que, apesar de todas as perdas sofridas, os eventos de maio representaram uma vitória para os trabalhadores.
O 1º de maio foi declarado Dia Internacional do Trabalho em 1889, no Congresso Operário Socialista da Segunda Internacional, em Paris. Desde então a data foi adotada como feriado nacional por diferentes países.
Entretanto, nos Estados Unidos não se comemora o Dia do Trabalhador em 1º de maio. O que existe é o Labour Day, celebrado na primeira segunda-feira de setembro.
No Brasil
O 1º de maio foi instituído como feriado nacional oficial do Dia do Trabalho no Brasil em 1925, por um decreto do presidente Artur Bernardes.