A Independência do Brasil é celebrada no dia 7 de setembro, feriado nacional. Sendo assim, saiba mais sobre as origens dessa data comemorativa histórica a seguir.
O que é a Independência do Brasil?
O feriado de 7 de setembro, o então dia da Independência do Brasil, representa a data em que o país se tornou independente de Portugal.
A fim de entender como ocorreu a Independência, precisamos recapitular alguns fatos da história nacional:
- Em 1500 a Expedição de Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, assim, dando início à colonização portuguesa.
- O Brasil foi colônia de Portugal de 1500 até 1815.
- Em 1808, a família real portuguesa e sua corte vieram ao Brasil, porque Portugal estava sob ameaça de invasão pelo exército francês de Napoleão Bonaparte.
- No ano de 1815 o Brasil foi declarado (elevado a) Reino Unido ao de Portugal e Algarves pelo rei D. João. Assim, a nação deixava de ser uma colônia. Entretanto, ainda não era independente de Portugal do ponto de vista administrativo, político e econômico.
Origem
A partir de 1820, quando ocorreu o processo conhecido como Revolução do Porto, a pressão a fim de que o rei D. João VI retornasse a Portugal só aumentava.
Em 1821, por consequência da pressão das Cortes de Lisboa, D. João VI volta a Portugal, assim, deixando seu filho, o príncipe herdeiro D. Pedro, como regente do Brasil.
Dia do Fico
No dia 9 de janeiro de 1822 ocorre o “Dia do Fico”, quando D. Pedro decide ficar no Brasil, assim, desobedecendo às ordens das Cortes, que exigiam sua volta a Portugal.
O 7 de setembro de 1822
No dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga (atualmente cidade de São Paulo), D. Pedro teria gritado “Independência ou Morte!”. Isso após ordenar que seus soldados jogassem fora os símbolos portugueses que eventualmente carregavam nos uniformes.
Esse episódio, conhecido como “Grito do Ipiranga”, representa o rompimento, ainda que simbólico, dos laços de dependência que uniam o Brasil a Portugal.
D. Pedro foi aclamado Imperador D. Pedro I em 12 de outubro, data oficial da fundação do Império do Brasil.
Diferente de outros países das Américas, que se tornaram repúblicas, o Brasil continuou sendo uma monarquia após sua independência.
Símbolos
O principal símbolo relacionado ao 7 de setembro é o Hino da Independência do Brasil.
Comemorações
Os desfiles cívico-militares são uma tradição nas comemorações do dia da Independência em todo o país.